A POWERGOL faz parte da equipa que está a tornar possível a barragem de Laúca, tendo a seu cargo trabalhos no âmbito das subestações e outras infra-estruturas de rede.
Sob coordenação do gabinete e Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK), a barragem está inserida num projeto de grande investimento do governo de Angola. Localizada no médio Kwanza, a 282 km de Luanda, este será o maior complexo hidroelétrico de Angola.
Com uma capacidade de produção de 2.070 MW, superando as barragens de Capanda, com 520 MW, e do Cambambe, que contará com uma capacidade de produção de 960 MW.
O complexo hidroelétrico de Laúca contará com duas centrais, tendo a primeira seis unidades geradores e sendo responsável pela produção de 2.004 MW. A segunda, uma central ecológica elaborada no âmbito de um projeto de preservação das espécies aquáticas - e que manterá um caudal mínimo no leito do ria a ser desviado pelas obras - terá capacidade para 65 MW.
Esta barragem, terá 132 metros de altura, 1.100 metros de comprimento e uma albufeira com 188 Km2.
Outro dado que revela a impressionante dimensão desde projeto, revela que as comportas vão expelir 10.020 m3 (dez milhões e vinte mil litros) por segundo.
Este investimento permitirá um elevado aproveitamento das potencialidades do curso fluvial do Kwanza, contribuindo deste modo para o desenvolvimento do sector industrial do País e, consequentemente, para a evolução da economia Angolana.